Blog

Credencial do Peregrino

Credencial do Peregrino

O que é a Credencial do Peregrino?

A Credencial do Peregrino é entregue aos Peregrinos desde a Idade Média, sendo semelhante a um “salvo-conduto” emitido pela Igreja Católica a quem apresente vontade e motivação em Peregrinar ao Túmulo do Apóstolo Santiago Maior com sentido cristão, mesmo que, unicamente, de introspeção e/ou busca pessoal (devotionis affectu, voti vel pietatis causa). Atualmente existe um modelo oficial da Credencial do Peregrino distribuído pela Oficina do Peregrino (Catedral de Santiago) em Santiago de Compostela.

Credencial do Peregrino

A quem se destina?

A Credencial do Peregrino destina-se a todos os Peregrinos a pé, em bicicleta ou a cavalo, que desejem Peregrinar ao Túmulo do Apóstolo Santiago Maior em Compostela.

Quais os objetivos práticos?

A Credencial do Peregrino tem dois objetivos práticos: identificar o Peregrino (acompanhada do documento legal de identificação), possibilitando o acesso aos Albergues de Peregrinos (nas condições particulares definidas por cada Albergue); solicitar a "Compostela" na Oficina do Peregrino em Santiago de Compostela. A "Compostela" é concedida apenas a quem alcance o Túmulo do Apóstolo São Tiago após ter percorrido, pelo menos, os últimos 100 km a pé ou a cavalo (no Caminho Português de Santiago, desde Tui), ou os últimos 200 km em bicicleta (no Caminho Português de Santiago, desde S. Pedro de Rates).

Carimbo da Credencial num Albergue

Onde se pode obter a Credencial do Peregrino?

A Credencial do Peregrino pode ser obtida pessoalmente na Oficina do Peregrino ou em outras instituições autorizadas pela Catedral de Santiago para a sua distribuição, tais como Paróquias, Confrarias, Albergues e/ou Associações de Amigos do Caminho de Santiago (por exemplo, a Associação ACB – Albergue Cidade de Barcelos). Para verificar quais as Associações de Amigos do Caminho de Santiago existentes no mundo pode consultar aqui. Contudo, antes de solicitar a Credencial do Peregrino, deverá ler atentamente a informação disponibilizada pela Oficina do Peregrino.

A Credencial do Peregrino disponibilizada pela Associação ACB - Albergue Cidade de Barcelos é o Modelo Oficial disponibilizado pela Oficina do Peregrino em Santiago de Compostela. Poderá obter presencialmente a Credencial do Peregrino nas diversas atividades promovidas pela nossa Associação (por exemplo, na atividade mensal denominada “Porta Aberta” publicitada na nossa página do Facebook), no Albergue Cidade de Barcelos (sito na Rua Miguel Bombarda, n.º 36, em Barcelos) ou agendando, por e-mail, através de: geral@alberguedebarcelos.com.

O envio da Credencial do Peregrino poderá ser efetuado, também, por Correio no seguinte link:

http://www.alberguedebarcelos.com/product/credencial-do-peregrino

NOTA: Deverá solicitar o envio por Correio da Credencial do Peregrino se e somente se não tiver possibilidade de se deslocar a nenhum ponto de entrega presencial da Credencial existente nas inúmeras Associações, Albergues e outras Entidades Jacobeias existentes (consultar as entidades autorizadas aqui) ou se já tiver efetuado a Peregrinação no passado e esteja ciente que se encontra informado e preparado para uma próxima Peregrinação.

Como é constituído o modelo oficial da Credencial do Peregrino?

A Credencial de Peregrino é impressa em papel e é constituída por diversas páginas que se abrem em “acordeão”. A primeira página serve para identificar o Peregrino e deve ser sempre preenchida antes de iniciar a sua Peregrinação, com o nome, número do documento legal de identificação pessoal, morada, lugar de início da peregrinação e meio de locomoção (a pé, de bicicleta ou a cavalo). A parte de baixo da primeira página está destinada à Oficina do Peregrino (em Santiago de Compostela), que colocará o carimbo e a respetiva data uma vez cumprida a Peregrinação.

Cumpriu a Peregrinação

A segunda página da Credencial do Peregrino está destinada a informações importantes que devem ser lidas antes de iniciar a Peregrinação, como sejam:

- A Credencial do Peregrino é apenas para Peregrinos que se desloquem a pé, a bicicleta ou a cavalo, que desejam fazer a Peregrinação com um sentido cristão, mesmo que, unicamente, de introspeção e/ou busca pessoal (devotionis affectu, voti vel pietatis causa). Neste sentido, deve ser obtida, somente, numa Paróquia, Confraria, Diocese, Albergue e/ou Associação de Amigos do Caminho de Santiago;

- A Credencial do Peregrino não reconhece qualquer direito aos Peregrinos! Permite, somente: o acesso aos Albergues de Peregrinos (nas condições de acesso definidas pelos Albergues de Peregrinos); “certificar” o itinerário de Peregrinação efetuado pelo Peregrino na altura de solicitar a “Compostela” na Oficina do Peregrino em Santiago de Compostela (mais informações sobre a Compostela podem ser obtidas aqui). A Compostela só é concedida a quem realizar a sua Peregrinação com sentido cristão, devotionis affectu, voti vel pietatis causa e tiver percorrido, integralmente, pelo menos os últimos 100 km a pé ou a cavalo, ou os últimos 200 km em bicicleta até alcançar o Túmulo do Apóstolo Santiago;

- Todo e qualquer grupo organizado, com carros de apoio e/ou de bicicleta, deve, preferencialmente, evitar aceder aos Albergues de Peregrinos, procurando alojamentos alternativos;

- O titular da Credencial do Peregrino aceita, desde logo, as condições indicadas na Credencial do Peregrino.

As restantes páginas da Credencial do Peregrino contêm espaço para a recolha de carimbos ao longo da Peregrinação. As últimas páginas da Credencial do Peregrino apresentam uma série de mapas (meramente indicativos) relativos ao Caminho de Santiago, uma Bênção do Peregrino incluída no Codex Calixtinus (Século XII) e uma Oração do Peregrino.

Mapas na Credencial de Peregrino

Como carimbar a Credencial do Peregrino?

A Credencial do Peregrino deverá ser carimbada, pelo menos, duas vezes por dia, para possibilitar o acesso aos Albergues de Peregrinos (carimbar pelo menos duas vezes por dia - uma no início da etapa e outra num local intermédio - permite ao Hospitaleiro e facilita-lhe a tarefa de verificar, de uma forma mais eficiente, que o Peregrino percorreu "realmente" a etapa anterior) e proporcionar a obtenção da Compostela em Santiago de Compostela. Os carimbos (ou “sellos”) podem ser obtidos em qualquer lugar de paragem do Peregrino (o carimbo deverá ser datado manualmente e ter, pelo menos, o nome e a localidade da entidade que disponibiliza o carimbo); contudo, preferencialmente, o Peregrino deverá solicitar o carimbo nos locais que mais o “marcaram” na sua Peregrinação, como sejam os Albergues, Igrejas, etc. 

Carimbar a Credencial

-------------------------------------------------

Com base na informação disponibilizada pela Oficina do Peregrino disponível em:

https://oficinadelperegrino.com/peregrinacion/la-credencial/