Blog

Variante d'O Salnés

Variante d'O Salnés

A Variante d'O Salnés (também conhecida pela Variante Espiritual) tem o seu início em Pontevedra. Esta Variante é efetuada, normalmente, em três dias (até Padron) podendo, contudo, ser efetuada em dois únicos dias se for possível a viagem de barco da parte da tarde, no final da segunda etapa.

Nota que a descrição deste post tem início no Albergue de Peregrinos de Pontevedra. Ao lado do Albergue de Peregrinos existe a Estação Ferroviária de Pontevedra e um parque de estacionamento que oferece a este local várias possibilidades para quem pretenda caminhar por esta Variante (durante o seu Caminho a Santiago ou, simplesmente, única e exclusivamente a Variante).

ETAPA 1 - De Pontevedra a Armenteira [26 km]

Fotografias da primeira etapa disponíveis AQUI.

 

[0.0km] - Albergue de Peregrinos de Pontevedra

[0.1km] - Estação Ferroviária de Pontevedra

O Albergue de Peregrinos de Pontevedra (e a Estação Ferroviária de Pontevedra) estão localizados na zona sul da cidade de Pontevedra. Neste sentido, o início da caminhada passa por entrar na cidade de Pontevedra e percorrer várias das suas ruas. Os primeiros 5km deste itinerário são efetuados pelo Caminho Português de Santiago (sinalizado com as "comuns" setas amarelas).

[1.0km] - Supermercado

Logo após o início da caminhada, existe (pelo menos) um supermercado contíguo ao Caminho Português de Santiago que poderá ser útil para nos abastecermos para a caminhada que se aproxima. 

[1.7km] - Capela da Virgem Peregrina

Ainda na cidade de Pontevedra, é "visita obrigatória" a  Capela da Virgem Peregrina.

[2.6km] - Passagem sobre o Rio Lérez

A saída da cidade de Pontevedra, depois de passar por vários cafés e/ou restaurante, é efetuada pela ponte sobre o Rio Lérez.

[5.4km] - Saída do Caminho Português de Santiago para a Variante

Após a primeira hora de caminhada, chegamos a um cruzamento onde inicia, realmente, a Variante ao Caminho Português de Santiago.

Logo após o início da Variante, está colocada a sinalização "específica" desta variante, para além das normais setas amarelas.

[5.7km] - Passagem sobre a AP9

[6.2km] - Passagem sobre a PO-531

[7.1km] - Passagem son a VG-4.8

[7.9km] - Igreja de São Pedro de Campaño

No final da primeira subida do dia, chegamos à Igreja de São Pedro de Campaño.

[8.1km] - Restaurantes

[10.0km] - Passagem sobre a VG-4.8

[11.6km] - Monasterio de San Juan de Poyo

Após cerca de 2 horas e meia de caminhada, chegamos ao Monasterio de San Juan de Poyo. A entrada no mosteiro tem o custo de 1€.

[12.0km a 12.3km] - Passagem na PO-308

[13.5km a 14.3km] - Passagem na PO-308

[14.5km] - Combarro (Restaurantes)

A chegada a Combarro é feita junto ao mar. Combarro é o local ideal para uma pausa para almoço. Existem vários restaurantes à beira mar ideiais para momentos de descontração.

Após Combarro, não existem pontos de apoio até à chegada a Armenteira. Por isso, é essencial que se possa adquirir alimentação e água para os restantes kms da etapa, que incluem uma subida significativa durante alguns kms.

[19.4km] - Miradouro

Durante a subida surge-nos, à esquerda, um Miradouro que serve, também, para retemperar forças para a restante subida ainda em falta.

[25.4km] - Monasterio de Armenteira (Restaurantes)

Mesmo antes da chegada ao Albergue de Peregrinos, nos últimos metros da etapa do dia, surge-nos o Monasterio de Armenteira e, também, dois cafés / restaurantes.

[26.1km] - Albergue de Peregrinos

 

ETAPA 2 - De Armenteira a Vilanova de Arousa [26 km]

Fotografias da segunda etapa disponíveis AQUI.

[0.0km] - Albergue de Peregrinos de Armenteira

O início desta etapa deverá ser efetuado após o nascer do sol. Os primeiros quilómetros são efetuados por um trilho sinuoso, mas de enorme beleza. Iniciar a etapa com tempo escuro, para além de ser perigoso (perigo de queda), faz com que se perca toda a beleza da Ruta da Pedra e da Auga.

[0.2km] - Início da Ruta da Pedra e da Auga

A primeira hora de caminhada é efetuada pela Ruta da Pedra e da Auga.

[5.4km] - Passagem na AG-41

[7.1km] - Restaurante - Passagem na AG-41

[8.4km] - Margem do Rio Umia

[10.5km] - Passagem sobre o Rio Umia - Início da Ruta do Umia

[13.3km a 13.7km] - Entrada na PO300

[13.7km] - Passagem sobre o Rio Umia

[15.7km] - Saída da PO300

[19.4km] - Passagem sobre a VG-4.3

[20.8km] - Atravessamento do PO-549

[23.2km] - Passagem sob a PO-307

[25.3km] - Chegada a Vilanova de Arousa

ETAPA 3 - De Vilanova de Arousa a Pontecesures [37 km]

A terceira etapa é, normalmente, efetuada de barco (a grande maioria dos Peregrinos opta por esta possibilidade). Poderá, contudo, por opção do Peregrino ou mesmo em alturas de más condições climatéricas que impeçam a navegação, efetuar-se a pé (embora a sinalização não esteja, ainda, colocada de forma clara e suficiente).

Se a decisão passar por realizar esta etapa a pé, temos:

[0.0km] - Albergue de Peregrinos de Vila Nova de Arousa / [4.7km] - Rial / [9.5km] - Vilagarcia de Arousa / [12.6km] - Carril / [17.0km] - Bamio / [19.1km] - O Rancho / [21.5km] - Catoira / [26.4km] - Vilar / [34.2km] - Pontecesures

Contudo, se decidir pela viagem de barco, deverá adquirir o bilhete (custo aproximado de 20€) e obter mais informações sobre os horários no Albergue de Peregrinos de Vilanova de Arousa ou contactar a Bahia-Sub (+34607911523). Existem vários tipos de barcos disponíveis com diferentes capacidades. Deverá, sempre, procurar obter mais informações sobre as viagens previstas para o dia em causa.

Fotografias da terceira etapa (de barco) disponíveis AQUI.

Durante a viagem (de duração aproximada a 1h30m), o comandante promove uma explicação básica sobre o percurso, as tradições e a ligação deste itinerário à causa Jacobeia.

Após a chegada a Pontecesures, é necessário percorrer 2.5 km até alcançar Padrón. Nota: tanto Pontecesures como Padrón possuem estação de caminho de ferro. Mais informações poderão ser obtidas em www.renfe.es .