Blog

7º Aniversário da Associação ACB - Albergue Cidade de Barcelos

7º Aniversário da Associação ACB - Albergue Cidade de Barcelos

De 30 de junho a 25 de julho de 2018, a Associação ACB - Albergue Cidade de Barcelos comemora o seu 7º Aniversário! São várias as atividades promovidas pela nossa Associação em parceria com diversas entidades.

- 30 de junho, sábado, pelas 14h30 - "Cuidar do Caminho":

A 30 de junho, sábado, pelas 14h30, em parceria com a Junta de Freguesia de Macieira de Rates (e demais entidades da freguesia), vamos "Cuidar do Caminho" (acolhimento de Peregrinos, limpeza e manutenção de sinalização). Esta atividade realizar-se-á na troço do Caminho Português de Santiago existente em Macieira de Rates, freguesia de entrada no concelho de Barcelos, no local associado ao "Alto da Mulher Morta". O ponto de encontro dos participantes / voluntários é às 14h30 junto à Capela do Senhor dos Passos (Macieira de Rates). Esta atividade tem o apoio da Junta de Freguesia de Macieira de Rates e das várias associações da freguesia.

- 7 de julho, sábado, pelas 21h30 - "A Sombra da Verdade", de Luís Ferreira:

7 de julho, sábado, pelas 21h30, no Auditório do Posto de Turismo de Barcelos (Largo Dr. José Novais) a nossa Associação promove a apresentação do livro "A Sombra da Verdade", de Luís Ferreira. Esta atividade tem o apoio do autor, da EGO Editora e do Município de Barcelos. Entrada livre.

A apresentação do livro incluirá, também a exibição da curta metragem de Piro de Fonseca: "Caminho de Santiago. Património da Humanidade" cedido pelo Xacobeo / Xunta de Galicia.

- 13 de julho, sexta-feira, pelas 21h30 - "Barcelos Hospitaleiro":

A 13 de julho, pelas 21h30, no Salão Nobre do Município de Barcelos, realiza-se a 3ª Edição do "Barcelos Hospitaleiro". "Barcelos Hospitaleiro" é um evento de partilha de experiências entre todos os que, diariamente, promovem a Hospitalidade no Caminho Português de Santiago. "Barcelos Hospitaleiro" terá a presença de Celestino Lores, Presidente da Fundación Camino Portugues de Santiago. Esta atividade tem o apoio do Município de Barcelos. Entrada livre.

- 25 de julho, quinta-feira, pelas 19h00 - "Eucaristia de Santiago e Bênção do Peregrino":

A 25 de julho, pelas 21h30, no Igreja de Santo António, realiza-se a Eucaristia de Santiago (Dia de Santiago) e a "Bênção do Peregrino", em parceria com a Bênção do Peregrino da Igreja de Santo António.

----------------------------------


Quem somos:

A Associação ACB - Albergue Cidade de Barcelos foi fundada em julho de 2011 com as seguintes finalidades:

- promover a hospitalidade, principalmente proporcionando condições de acolhimento no Albergue Cidade de Barcelos (contra donativo livre e voluntário) de curta duração de Peregrinos que percorrem o Caminho Português de Santiago e/ou qualquer outro itinerário de Peregrinação (nomeadamente o Caminho de Fátima); 

- organizar atividades de proteção, valorização, divulgação e promoção do Caminho Português de Santiago e/ou de qualquer outro itinerário de Peregrinação.

Apresentação da Associação ACB - Albergue Cidade de Barcelos em 2011 (in Diário do Minho, em 24 de julho de 2011)

A 3 de julho de 2012, o Albergue Cidade de Barcelos acolheu os primeiros Peregrinos. Desde essa data, o Albergue Cidade de Barcelos promove, diariamente, sem interrupções, a Hospitalidade (365 dias por ano / 24 horas por dia). Até à presente data, o Albergue Cidade de Barcelos acolheu mais de 15000 peregrinos de 70 nacionalidades, dos 10 meses aos 89 anos de idade, sem distingir raça, etnia, género, idade, profissão e/ou credo. Paralelamente, promove diversas atividades, tanto de informação e preparação de Peregrinos (barcelenses) como de defesa de Barcelos no Caminho Português de Santiago e do Caminho Português de Santiago em Barcelos.

Primeiros Peregrinos acolhidos pelo Albergue Cidade de Barcelos, a 3 de julho de 2012

Inauguração do primeiro andar do Albergue Cidade de Barcelos (ampliação das instalações) a 17 de julho de 2016