Blog

8.º Aniversário da Associação ACB - Albergue Cidade de Barcelos

8.º Aniversário da Associação ACB - Albergue Cidade de Barcelos

De 20 de julho a 25 de julho de 2019, a Associação ACB - Albergue Cidade de Barcelos comemora o seu 8.º Aniversário! São várias as atividades promovidas pela nossa Associação, de participação livre e gratuita (sem necessidade de inscrição), vocacionadas para a promoção de Barcelos no Caminho Português de Santiago e do Caminho de Santiago para os Barcelenses.

As Comemorações do 8.º Aniversário da Associação ACB - Albergue Cidade de Barcelos têm o apoio do Município de Barcelos e da Xunta de Galicia.

- 20 de julho, sábado, pelas 21h30 - "Barcelos Hospitaleiro"

A 20 de julho, sábado, pelas 21h30, no Auditório do Posto de Turismo de Barcelos, realiza-se a 4.ª Edição do "Barcelos Hospitaleiro". "Barcelos Hospitaleiro" é um evento informal de partilha de experiências entre todos os que, diariamente, promovem a Hospitalidade no Caminho Português de Santiago. Evento no Facebook aqui.

- 21 de julho, domingo, pelas 10h00 - "Barcelos na óptica do Caminho de Santiago"

A 21 de julho, domingo, pelas 10h00, com início/ponto de encontro na Torre Medieval (no centro da cidade de Barcelos), realiza-se uma visita guiada intitulada "Barcelos na óptica do Caminho de Santiago". Esta atividade será orientada pelo Posto de Turismo de Barcelos. Participação livre (não carece de inscrição). Evento no Facebook aqui

- 25 de julho, quinta-feira, pelas 19h00 - "Eucaristia de Santiago e Bênção do Peregrino"

A 25 de julho, quinta-feira, pelas 19h00, na Igreja de Santo António (Barcelos), celebra-se uma Eucaristia de Santiago e a Bênção do Peregrino. Esta atividade é promovida em parceria com a Bênção do Peregrino da Igreja de Santo António e com a Associação SobramSonhos - Amigos e Voluntários do Caminho de Santiago. Evento no Facebook aqui

- 25 de julho, quinta-feira, pelas 21h00 - Inauguração de Exposição "De Mar a Mar - o Caminho de Santiago em 3D"

Também a 25 de julho, quinta-feira, pelas 21h00, no Posto de Turismo de Barcelos, tem lugar a inauguração da exposição "De Mar a Mar - O Caminho de Santiago em 3D" (exposição da Xunta de Galicia). Evento no Facebook aqui.

A exposição 3D intitulada "De Mar a Mar. O Caminho de Santiago em 3D" é composta por 20 fotografias do Caminho Português de Santiago na Galiza (imagens de alta resolução em formato anáglifo 3D). A exposição apresenta o Caminho de Santiago como uma rota universal, espiritual, histórica e monumental - Primeiro Itinerário Cultural Europeu, cuja meta é o túmulo do Apóstolo Santiago Maior em Santiago de Compostela. A exposição estará disponível entre 25 de julho e 20 de agosto de 2019.

----------------------------------

Quem somos:

A Associação ACB - Albergue Cidade de Barcelos (associação privada, sem fins lucrativos nem financiamento público) foi fundada em julho de 2011 com as seguintes finalidades:

promover a hospitalidade, principalmente proporcionando condições de acolhimento no Albergue Cidade de Barcelos (contra donativo livre e voluntário) de curta duração de Peregrinos que percorrem o Caminho Português de Santiago e/ou qualquer outro itinerário de Peregrinação (nomeadamente o Caminho de Fátima); 

organizar atividades de proteção, valorização, divulgação e promoção de Barcelos no Caminho Português de Santiago e do Caminho de Santiago para os barcelenses.

Apresentação da Associação ACB - Albergue Cidade de Barcelos em 2011 (in Diário do Minho, em 24 de julho de 2011)

Depois da apresentação pública do projeto, a 24 de julho de 2011, foi a 3 de julho de 2012 que o Albergue Cidade de Barcelos acolheu os primeiros Peregrinos (o Albergue Cidade de Barcelos foi ampliado em julho de 2016). Desde essa data, o Albergue Cidade de Barcelos promove, diariamente, sem interrupções, a Hospitalidade, a cidade de Barcelos e a Lenda do Galo (365 dias por ano / 24 horas por dia). Até à presente data, o Albergue Cidade de Barcelos acolheu mais de 20000 peregrinos de 70 nacionalidades, dos 10 meses aos 89 anos de idade, sem distinguir raça, etnia, género, idade, profissão e/ou credo. Paralelamente, promove diversas atividades, tanto de informação e preparação de Peregrinos (barcelenses) como de defesa de Barcelos no Caminho Português de Santiago e do Caminho de Santiago em Barcelos.

Primeiros Peregrinos acolhidos pelo Albergue Cidade de Barcelos, a 3 de julho de 2012

Inauguração do primeiro andar do Albergue Cidade de Barcelos (ampliação das instalações) a 17 de julho de 2016

Bom Caminho!


×