Blog

Festa das Cruzes 2019

Festa das Cruzes 2019

No dia 22 de março de 2019, foi apresentado o Programa para a Festa das Cruzes 2019. A edição deste ano decorrerá entre 25 de abril a 5 de maio

De realçar, no Programa, mais uma edição do dia "Barcelos no Caminho de Santiago", que será no sábado, dia 27 de abril. Barcelos no Caminho de Santiago contará com o seguinte programa:

10h30 - Caminhada por uma etapa do Caminho Português de Santiago (Barcelos -> Tamel S. Fins)

18h00 - Inauguração da exposição coletiva de fotografia "Era uma vez a história de um Peregrino e de um Galo que cantou - A Lenda do Galo" (Theatro Gil Vicente)

18h30 - Conferência - Caminho Português de Santiago (Theatro Gil Vicente)

00h00 - Fogo da Ponte (Ponte Peregrinos de Santiago).

Outras notas:

25 de abril - Comemorações do 45.º Aniversário do 25 de abril

26 de abril - Inauguração dos Arcos de Romaria; Inauguração dos Tapetes de Pétalas Naturais; Espetáculo "AGIR"

27 de abril - Barcelos no Caminho de Santiago

30 de abril - Espetáculo "Dulce Pontes"

1 de maio - Batalha das Flores

2 de maio - Espetáculo "Toy"; Fogo do Ar

3 de maio - Missa Solene; Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz; Fogo do Rio

"A Festa das Cruzes é considerada a primeira grande Romaria do Minho, num misto de cor, tradição e animação popular, este é um dos mais importantes acontecimentos barcelenses. A sua origem remonta ao século XVI e está associada a uma lenda (link), quando, no ano de 1504, o sapateiro João Pires regressado da missa observou na terra, em pleno Campo da Feira, uma cruz de cor preta. O que considerou ser «um sinal sagrado» depressa se transformou num acontecimento popular, que fez nascer a devoção ao “Senhor da Cruz”, materializada na construção do Templo do Bom Jesus da Cruz hoje epicentro da Festa das Cruzes."


×