Blog

O Caminho de Santiago. Uma visão desde o Oriente

O Caminho de Santiago. Uma visão desde o Oriente

“O Caminho de Santiago. Uma visão desde o Oriente”
Exposição fotográfica por Tomohiro Muda
Sala Gótica do Município de Barcelos
Entre 14 de julho e 6 de agosto de 2017
Integrado no Programa do 6º Aniversário da Associação ACB - Albergue Cidade de Barcelos

Tomohiro Muda é um fotógrafo japonês que fez duas vezes o Caminho rumo a Santiago de Compostela, e oferece, através da fotografia, a sua própria visão sobre a Peregrinação. Muda declara-se como um amante do Românico, de Santiago de Compostela e da Peregrinação Jacobeia.

Nasceu no ano de 1956 em Nara (Japão). Em 1988 expõe a sua primeira exposição “A Terra de Sherpa” com fotografias em Sherpa, no Himalaia. Posteriormente, viajou pelo mundo obtendo fotografias que retratam arte japonesa, românica e bizantina, bem como ruínas budistas e pinturas rupestres chinesas em Borobudur, Angkor e Ajanta. A recolha fotográfica reuniu-se sob o tema “Espaços de oração, formas de oração” em diversas exposições de fotografia e publicações.

Esta visão do Caminho Francês por um artista japonês, denominada “O Caminho de Santiago. Uma visão desde o Oriente” foi inaugurada em Paris no ano de 2008. Posteriormente, itinerou por Wakayama (Japão), Tóquio (onde esteve exposta durante três meses no Museu Aida), Cidade do México e Santiago de Compostela.

No ano de 2010, o S.A. de Xestión do Plan Xacobeo, iniciou a itinerância por vários municípios da Galiza, expondo, desta forma, a sensação que a experiência da Peregrinação provocou neste fotógrafo japonês. Em 2011, por intermédio do Consulado de Espanha em Hamburgo, esteve exposta em várias cidades da Alemanha, como Lübeck, Hamburgo, Hannover, Buxtehude e Kiel, conquistando um grande sucesso entre os visitantes. Terminou a sua itinerância na Alemanha em 2012, em Regensburg.

A exposição estreia-se, em Portugal, na cidade de Barcelos, em território com profunda identidade jacobeia, reflexo da Lenda do Galo, passagem obrigatória do Caminho Português rumo a Santiago de Compostela.

Colaboração:
Associação ACB - Albergue Cidade de Barcelos
Município de Barcelos

Organização:
Turismo de Galicia
S.A. de Xestión do Plan Xacobeo