Blog

O Caminho Medieval – Recriação de Peregrinação no Caminho Português de Santiago

O Caminho Medieval – Recriação de Peregrinação no Caminho Português de Santiago

Uma atividade que visa recriar o ambiente de peregrinação e estadia dos peregrinos no Caminho Português de Santiago, numa da suas etapas mais emblemáticas - Barcelos a Ponte de Lima, mais propriamente na freguesia de Balugães, no adro da igreja de S.Martinho de Balugães.

Uma atividade que visa chamar a atenção para o património existente na etapa Barcelos- Balugães, assim como mobilizar os agentes do caminho em prol desta atividade que se espera que venha a evoluir para uma peregrinação de maior dimensão no registo da recriação história neste que é o caminho histórico e mais emblemático, a partir do qual se gerenciou todo o volume de peregrinos que existem atualmente em Portugal.

A ação engloba uma recriação da peregrinação medieval, no dia 21 maio, com inicio às 14.00, que iniciará junto da igreja de Vila Boa e percorrerá todas as freguesias do caminho até Balugães, num ato de recriação pura de uma peregrinação em grupo daquele tempo. Posteriormente, será recriada uma ceia medieval, no adro da igreja de São Martinho, em Balugães. Ambas as atividades têm inscrições limitadas e obrigatórias.

No domingo, dia 22 de maio, o adro da Igreja de S.Martinho de Balugães recriará o ambiente medieval que os peregrinos viam quando passavam naquele local emblemático e de forte ligação ao Caminho Português de Santiago.

Esta atividade enquadrada no projeto Amar o Minho visa alavancar cada vez mais o Caminho de Santiago, como uma alavanca de desenvolvimento turístico, cultural e económico, aproveitando a forte cultura jacobeia existente em Barcelos neste domínio na generalidade do concelho, promovendo paralelamente a massa crítica em termos culturais, assim como a potenciação de experiências diferenciadoras aos locais e aos peregrinos que terão oportunidade de participar nestas atividades.

Esta ação associa recriação histórica, experiências diferenciadoras e Caminho de Santiago, num espaço emblemático da freguesia de Balugães e do caminho português em geral, ao mesmo tempo que valoriza o legado jacobeo de todo um território e congrega os agentes do caminho.

Os interessados em alugar trajes medievais e participar nas atividades devem contactar: ocaminhomedieval@gmail.com

Para informações gerais devem contactar: turismo@cm-barcelos.pt