Blog

Sala comum do Albergue Cidade de Barcelos

Sala comum do Albergue Cidade de Barcelos

Bem-vindos à "Sala Comum" do Albergue Cidade de Barcelos!

A "Sala Comum" do Albergue Cidade de Barcelos é espaço de convívio e partilha entre Peregrinos e Hospitaleiros mas, também, expõe fotografias/objetos simbólicos da nossa atividade como Associação e Albergue que cumpre conhecer.

- Divulgação e Promoção de Barcelos no Caminho Português de Santiago e do Caminho de Santiago para os barcelenses:

Um dos objetivos (âmbito/objeto) principais da nossa Associação (Associação ACB - Albergue Cidade de Barcelos - associação privada sem fins lucrativos - fundada em julho de 2011) é a organização de atividades de proteção, valorização, divulgação e promoção de Barcelos no Caminho Português de Santiago e do Caminho de Santiago para os barcelenses. Na fotografia está representada uma das edições do "Barcelos Hospitaleiro", no Salão Nobre do Município de Barcelos. "Barcelos Hospitaleiro" é um evento anual promovido pela nossa Associação que pretende apresentar e debater a Hospitalidade nas suas diversas vertentes (em Barcelos como em todo o Caminho Português de Santiago). Na fotografia temos [da esquerda para a direita] Celestino Lores, Dr.ª Armandina Saleiro e Lúcio Lourenço.

- Hospitalidade 365 dias por ano desde a abertura do Albergue em Julho de 2012:

O segundo grande objetivo da nossa Associação é a promoção da Hospitalidade, 365 dias por ano, para todos os Peregrinos do Caminho Português de Santiago (ou qualquer outro itinerário de Peregrinação) que nos solicitem acolhimento Esse acolhimento é efetuado de forma gratuita no Albergue Cidade de Barcelos, mas sempre de curta duração (por uma noite, salvo razão de força maior) e especificamente para Peregrinos do Caminho Português de Santiago e/ou qualquer outro itinerário de Peregrinação. Com o acolhimento solicita-se, contudo, que os Peregrinos possam contribuir para as despesas de funcionamento de forma livre e voluntária. As fotografias respresentam:

- a primeira vez em que o Albergue Cidade de Barcelos foi obrigado a encerrar portas desde o dia da sua abertura (1 de julho de 2012) como resposta à propagação da COVID-19 em Portugal - 11 de março de 2020:

- o simbolgismo do "carimbo" da Credencial do Peregrino pelo Hospitaleiro Voluntário, com a indicação da data e a sua assinatura. O "carimbo" da Credencial permite, aos Albergues seguintes, demonstrar que o Peregrino se encontra "a Caminho" mas, também, à Oficina do Peregrino (em Santiago de Compostela) para atribuição da "Compostela".

- "Lembrar os amigos" - página do livro "Caminho Português de Santiago", por Carlos Basto:

Carlos Basto foi, desde sempre, um "amigo" da Associação ACB - Albergue Cidade de Barcelos. Os amigos diziam que Carlos Basto fazia o Caminho Português de Santiago "a pintar". Na fotografia encontra-se a pintura efetuada por Carlos Basto (que consta no livro "Caminho Português de Santiago", do qual foi autor) num dos dias em que aguardava a realização de um "jantar de celebração" da construção do Albergue Cidade de Barcelos (em 2011) antes, ainda, da sua abertura.

- Cuidar do Caminho:

"Cuidar do Caminho" é uma atividade periódica/simbólica organizada pela nossa Associação que consiste numa pequena caminhada pelo Caminho Português de Santiago para recolha de objetos/lixo deixado pelos Peregrinos. A fotografia apresenta uma das várias atividades (esta em plena pandemia), bem perto da Capela de Nossa Senhora da Portela em Tamel S. Fins (e, também, nas proximidades do Albergue Municipal de Barcelos - Albergue da Recoleta).

- Solidariedade:

Sempre que possível, a nossa Associação promove Solidariedade no Caminho. Na fotografia, uma dessas atividades: Caminhada Solidária em favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro pelo Caminho Português de Santiago. Um Caminho solidário como apoio a todos aqueles que Caminham ao nosso lado - não podemos ser indiferentes a causas solidárias comunitárias, tanto de âmbito local como nacional.

- "Lembranças" | Loja on-line:

Como forma de angariação de fundos mas, também, de satisfazer a "vontade" de muitos peregrinos de poder levar "lembranças" da sua Peregrinação, a nossa Associação possibilita a aquisição de pequenos produtos associados ao Caminho de Santiago, nomeadamente: pulseiras, emblemas, pins, vieiras, guias, etc. Estes produtos podem ser adquiridos diretamente ao Hospitaleiro que esteja presente ou, em alternativa, recorrendo à loja on-line (com envio por correio para países que não sejam extracomunitários). Visite-nos em www.alberguedebarcelos.com e adquira produtos (desta forma apoia, também, o nosso projeto de Hospitalidade).

- Dia do Peregrino:

No Dia do Peregrino - 13 de outubro de 2022 - a nossa Associação foi brindada por um trabalho de Filipe Costa (associado da Associação ACB - Albergue Cidade de Barcelos): umas botas "velhas" deixadas por "um de nós" ficam, assim, eternizadas no Albergue. Nem sempre o Caminho é fácil, mas da adversidade floresce Vida e Mudança! E, desta forma, temos sempre um Bom Caminho!

- Cruz de São Damião | Caminho de Assis:

O Albergue Cidade de Barcelos acolhe Peregrinos principalmente do Caminho Português de Santiago. Contudo, ocasionalmente acolhe, também, Peregrinos de outros itinerários de Peregrinação. A Cruz de São Damião, também conhecida como Cruz de São Francisco de Assis, é uma obra de arte pintada no século XII por um monge siríaco da região da Úmbria, Itália. Atualmente a obra original encontra-se sobre o altar da Basílica de Santa Clara, localizada na cidade de Assis. Esta cruz (a que está no Albergue) veio, também, de Assis, e faz-nos recordar a oração de São Francisco de Assis: "Senhor, Fazei de mim um instrumento de vossa Paz. Onde houver Ódio, que eu leve o Amor, Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão. Onde houver Discórdia, que eu leve a União. Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé. Onde houver Erro, que eu leve a Verdade. Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança. Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria. Onde houver Trevas, que eu leve a Luz! Ó Mestre, fazei que eu procure mais: consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. Pois é dando, que se recebe. Perdoando, que se é perdoado e é morrendo, que se vive para a vida eterna! Amém"

- Ponte "Peregrinos de Santiago" | Centro Histórico de Barcelos:

A entrada na cidade de Barcelos, pelo Caminho Português de Santiago, é feita pela Ponte "Peregrinos de Santiago". Chegar a Barcelos é alcançar um Museu Vivo do Caminho Português de Santiago. Barcelos é uma (senão "a") cidade mais importante do Caminho Português de Santiago em território português. Os peregrinos, depois de passarem pela Capela de Nossa Senhora da Ponte, entram na cidade pela Ponte Peregrinos de Santiago e, após o início da subida, alcançam o Paço (onde se encontra o Cruzeiro do Galo) e a Igreja Matriz.

- Logótipo do "Albergue Cidade de Barcelos":

O símbolo/logótipo do Albergue Cidade de Barcelos é constituído por representações de uma vieira e de um galo, simbolizando a ligação da Associação e Albergue ao Caminho de Santiago (vieira) e à cidade de Barcelos (Galo de Barcelos). Apresenta, também, a designação “Albergue Cidade de Barcelos”. 

- "El Turista exige. El Peregrino agradece":

O Albergue Cidade de Barcelos NÃO é público (nem recebe qualquer tipo de apoio financeiro público para o seu normal funcionamento); o Albergue pertence a uma associação sem fins lucrativos de um grupo de Peregrinos de Barcelos (Associação ACB - Albergue Cidade de Barcelos). O Albergue, não sendo "um hotel" nem um "alojamento local", acolhe gratuitamente Peregrinos, doando Hospitalidade. O principal suporte económico do Albergue são os donativos recebidos pela nossa Associação. O Albergue Cidade de Barcelos doa acolhimento e abrigo a Peregrinos; não presta um serviço de alojamento. Neste enquadramento, mesmo fazendo o possível para disponibilizar as melhores condições para os Peregrinos, é normal que tenhamos "falhas" no funcionamento. Cabe a quem acolhemos escolher: se pretende apoiar e criar condições para o nosso projeto de Hospitalidade, mantendo o Albergue disponível para continuar a acolher, gratuitamente, Peregrinos no futuro, corresponsabilizando-se pela utilização do espaço e, até, contribuir para a sua manutenção tanto diária como a "longo prazo" e, desta forma, "agradece"; ou se considera que, mesmo sendo acolhido gratuitamente, a Associação deve prestar-lhe um serviço de alojamento, sem qualquer doação da parte de quem é acolhido mas, somente, "exigência".

- Cruzeiro do Galo:

Representação do Cruzeiro do Galo, efetuado pela APACI - Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas, que se encontra no Museu Arqueológico de Barcelos. Mais informações aqui.  

- A boneca do Uzbequistão:

Dos milhares de Peregrinos já acolhidos no Albergue Cidade de Barcelos, ficam, por vezes, experiências e partilhas entre Peregrinos e Hospitaleiros Voluntários que são muito gratificantes. Ser possível "Fazer a diferença" é uma das razões para continuarmos a tornar possível este projeto de Hospitalidade e Doação que é o Albergue Cidade de Barcelos. Um dos exemplos desta partilha intensa entre Peregrinos e Hospitaleiros está representada nesta "boneca do Uzbequistão": uma Peregrina que acolhemos, proveniente dessa país, decidiu deixar-nos a sua "boneca" com a mensagem: "I'm leaving you a part of me...".

- American Pilgrims on the Camino:

Das várias candidaturas e/ou projetos financiados por Fundos Comunitários que, quase diariamente, são noticiados na comunicação social, para "apoio" ao "Caminho Português de Santiago" e/ou ao "Peregrino", nenhum visa as estruturas sem fins lucrativos que, diariamente, garantem a informação e a preparação de Peregrinos e o apoio e acolhimento, a título gratuito e baseado em voluntariado, dos milhares de Peregrinos que rumam a Santiago. Cumpre realçar o trabalho também "voluntário" da American Pilgrims on the Camino, no âmbito do projeto "Grants", que visa o apoio de estruturas jacobeias sem fins lucrativos, não públicas, que trabalham diariamente na promoção do Caminho de Santiago e no apoio a Peregrinos. A nossa Associação tem o prazer e a honra de ser uma das estruturas apoiadas por este projeto (em mais do que um ano). Obrigado APOC!

- John Brierley | Sócio Honorário da Associação ACB - Albergue Cidade de Barcelos:

John Brierley dispensa apresentações. É uma das grandes referências mundiais do Caminho de Santiago. Ainda antes da abertura do Albergue Cidade de Barcelos, John Brierley decidiu acompanhar o nosso projeto, aconselhando mas, também, apoiando diretamente o nosso projeto de Hospitalidade (durante toda a existência da nossa Associação). Neste enquadramento, é Sócio Honorário da nossa Associação. Conheça o John aqui