Escrito em 30 de janeiro de 2018
O Projeto “Canecas”, tem como objetivo encontrar, em contexto escolar, respostas potenciadoras da inclusão social para alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), através de experiências significativas, promotoras da autonomia dos alunos e do desenvolvimento de competências ligadas ao mundo do trabalho. O Projeto, desenvolve-se numa lógica de trabalho em rede com outras instituições do território educativo. Os alunos desenvolvem processos de criação, desenvolvimento e promoção de diferentes produtos – canecas pintadas, plantas aromáticas e produtos alimentares. O Projeto "Canecas" firma-se em três eixos que cruzam o território educativo:
Inclusão social: a escola é um ambiente de desenvolvimento de capacidades, atitudes e conhecimentos ...
Ler mais
Escrito em 21 de janeiro de 2018
Uma das dúvidas mais frequentes dos Peregrinos passa por questionar qual a melhor altura do ano para partir rumo a Santiago de Compostela. Contudo, não é possível indicar qual "a melhor altura do ano", até porque as principais condicionantes para essa escolha são, normalmente, pessoais, familiares e/ou profissionais. Além disso, as várias estações do ano oferecem caraterísticas diferentes ao Caminho que poderão condicionar, também, a decisão do Peregrino.
Os dados disponibilizados pela Oficina do Peregrino (com base nos Peregrinos que foram acolhidos em Santiago de Compostela, por esta entidade, durante o ano de 2017) permitem constatar, relativamente ao Caminho Português de ...
Ler mais
Escrito em 03 de janeiro de 2018
Segundo os dados disponibilizados pela Oficina do Peregrino (disponíveis aqui), esta entidade acolheu, nas suas instalações, 301.036 peregrinos durante o ano de 2017. Mesmo não sendo "Ano Santo", constata-se que 2017 foi o ano em que mais Peregrinos percorreram o Caminho de Santiago, ultrapassando-se, pela primeira vez, a cifra dos 300 mil (mais que triplicou desde 2005). Salienta-se que muitos mais percorreram os vários itinerários do Caminho de Santiago; contudo, as estatísticas (disponibilizadas pela Oficina do Peregrino) só atendem aos que, no final, se deslocam a esta entidade.
Género:
Do total de Peregrinos acolhidos, 50,9% são homens e 49,1% são ...
Ler mais