
A variante da Franqueira
Após a passagem pela freguesia de Pedra Furada (concelho de Barcelos), e no topo da subida, os peregrinos do Caminho Português de Santiago têm a oportunidade de optar por seguir pela "Variante da Franqueira" do Caminho Português de Santiago. A "Variante da Franqueira" é uma das duas variantes existentes no concelho de Barcelos, tal como a Variante de Abade de Neiva.
Esta variante tem início no topo da subida, virando-se à esquerda, mesmo na entrada da freguesia de Pereira.
Siga as setas amarelas e aprecie a tranquilidade desta variante por entre carvalhos, pinheiros e sobreiros. Aproveite e escute o chilrear dos pássaros.
Volvidos 2.8 km depare-se com a imponente Ermida de Nossa Senhora da Franqueira, cuja sua fundação remonta ao século XII. Aqui deixe-se deslumbrar pelo esplendor de uma das mais belas paisagens do Minho e pela panorâmica sobre o Oceano Atlântico.
Depois desça pelo escadório até encontrar de novo a estrada principal. Aqui estará também perto do acesso às ruínas do Castelo de Faria e estação arqueológica adjacente, um local emblemático da história de Portugal.
Na estrada vire à direita e, logo a seguir, após algumas dezenas de metros, à esquerda, encaminhe-se para a escadaria e aprecie na paisagem o Convento dos Frades, construído no século XVI. Ao chegar novamente à estrada, vire à esquerda até ao cruzeiro.
Em seguida, junto ao cruzeiro, vire à direita e continue pelo caminho de terra batida que passa junto às capelas do calvário, atravesse a ponte sobre a auto-estrada e desça pela zona residencial.
Mais à frente, vire à esquerda para a rua do Senhor do Horto, na direção e um oratório em honra de São João. Já na freguesia de Carvalhal, chegue à estrada que procede do cimo do monte, na direção da Igreja Paroquial de Carvalhal e estará, novamente, no itinerário principal.
Bom Caminho!
Fonte: Município de Barcelos