Blog

De S. Pedro de Rates ao Albergue Cidade de Barcelos

De S. Pedro de Rates ao Albergue Cidade de Barcelos

[0.00 km] - Igreja de S. Pedro de Rates

Começamos a descrição desta etapa na Igreja de S. Pedro de Rates (mapa e perfil de altitude no final desta publicação) a 17.2 km do Albergue Cidade de Barcelos. São Pedro de Rates foi o primeiro bispo de Braga, e terá sido ordenado pelo próprio apóstolo Santiago, vindo da Terra Santa. Santiago, um dos apóstolos de Cristo, terá visitado o noroeste da Península Ibérica em 44 d.C. Durante a sua visita, o apóstolo ordenou São Pedro de Rates como bispo. O Núcleo Museológico da Igreja Românica de S. Pedro de Rates é uma das passagens obrigatórias do Caminho Português rumo a Santiago de Compostela e merece uma visita pausada e atenta! 

Igreja de S. Pedro de Rates

[0.57 km] - Albergue de Peregrinos de S. Pedro de Rates 

Após percorrer as primeiras centenas de metros surge, à esquerda, o Albergue de Peregrinos de S. Pedro de Rates. Este Albergue de Peregrinos foi o primeiro Albergue do Caminho Português de Santiago (na era "moderna").

Albergue de Peregrinos de S. Pedro de Rates

[2.07 km] - Entrada no concelho de Barcelos pelo Alto da Mulher Morte (Macieira de Rates) 

Deixe para trás o Albergue de Peregrinos de S. Pedro de Rates e siga pela Rua de Santo António e pela Rua da Ponte do Burrinho. Por um caminho de terra batida, ladeado por muros velhos em pedra, quem peregrina pelo Caminho Português de Santiago entra no concelho de Barcelos pela freguesia de Macieira de Rates e percorre o "Alto da Mulher Morta" (poucos que por ali passam sabem que a este lugar está associada uma lenda: a "Lenda da Mulher Morta"). Está a 209 km de Santiago de Compostela.

Alto da Mulher Morta

[3.34 km] - Chegada a Courel (Casa do Sr. Messias)

Depois da passagem pelo Alto da Mulher Morta, deixamos Macieira de Rates seguindo por um caminho em terra batida chegando, rapidamente, à freguesia de Courel: alcançamos o primeiro núcleo habitacional no concelho de Barcelos, onde se situa, à direita, a Casa do mítico Aguadeiro do Caminho: o Sr. Messias. Está a 208 km de Santiago de Compostela.

[6.70 km] - Igreja de Pedra Furada

Continue por um caminho em terra até alcançar a Rua Central e, depois de um desvio à direita, entre na EN306. A entrada e a circulação pela EN306 merece a melhor e maior atenção dos peregrinos, pela perigosidade de circulação em conjunto com o tráfego rodoviário. Poucos metros após a entrada na EN306 surge, à direita, a Igreja de Pedra Furada onde, nas suas proximidades, está localizada a "pedra furada" (e a sua lenda). 

Pedra Furada

[7.40 km] – CUIDADO: saída à esquerda do troço em comum com a EN306

Continue a subir pela EN306 até virar à esquerda na direção da Travessa de Santiago, imediatamente antes do Restaurante Pedra Furada.

[7.65 km] – Regresso à EN306 (nas proximidades do Restaurante Pedra Furada)

[8.26 km] - Cruzamento em que tem início, à esquerda, a Variante da Franqueira

No final da subida tem duas opções: seguir em frente, pelo itinerário principal, ou virar à esquerda, optando pela Variante da Franqueira.

Variante da Franqueira

[8.45 km] - Capela de Nossa Senhora da Guia

Seguindo em frente, pelo itinerário principal, em poucos metros alcança a Capela de Nossa Senhora da Guia, à esquerda.

[8.87 km] – CUIDADO: saída à esquerda do troço em comum com a EN306, para um caminho em terra

De forma a evitar o perigo inerente à circulação automóvel na EN306, sugere-se que percorra um trilho por entre arvoredo, virando à esquerda.

[9.68 km] – Regresso ao troço em comum com a EN306

Depois de retomar novamente a EN306, vire novamente à esquerda em direção ao centro da freguesia de Pereira. Está a 202 km de Santiago de Compostela. NOTA: vários Peregrinos optam por seguir em frente, pela EN306, provavelmente com a expetativa de esta ser uma alternativa mais curta para a cidade de Barcelos. Contudo, este troço da EN306 não tem passeios para a circulação pedonal em segurança em todo o percurso; além disso, é palco de um trânsito automóvel significativo. Consideramos que a opção de seguir pela EN306, saindo do Caminho Português de Santiago, embora representando uma distância mais curta, torna-se mais perigosa e cansativa. Siga, sempre, pelo itinerário do Caminho Português de Santiago que está sinalizado!

[11.70 km] – Passagem inferior da A11 (viaduto)

[12.70 km] – Igreja de Carvalhal

Chegando à Igreja Paroquial de S. Paio de Carvalhal, vire à esquerda, e continue pela Rua João Francisco Santos e pela antiga Estrada Real que nos leva à Rua de Mereces e a Barcelinhos. Pode, também, aproveitar a oportunidade para descansar um pouco no "Banco Peregrino". Está a 199 km de Santiago de Compostela. NOTA: também neste ponto, alguns Peregrinos optam por seguir em frente, na ideia de percorrerem um percurso mais curto. Opte, sempre, pelo itinerário sinalizado do Caminho Português de Santiago! Da sabedoria popular, sabemos que "quem se mete por atalhos, não se livra de trabalhos" :-)

[14.00 km] - Capela da Santa Cruz das Coutadas

No final da freguesia de Carvalhal e início da freguesia de Barcelinhos encontra a Capela da Santa Cruz das Coutadas onde, a 13 de fevereiro de 1861, terá aparecido uma cruz no chão. Está a 198 km de Santiago de Compostela.

Capela de Santa Cruz

[14.60 km] – Galo Peregrino

Seis centenas de metros após a passagem pela Capela de Santa Cruz das Coutadas, alcança a rotunda localizada no final da Avenida de S. João, em Barcelinhos, "palco" do "Galo Peregrino" (peça da autoria do artesão barcelinense Adriano Faria).

[14.80 km] – Passagem inferior da variante urbana da cidade de Barcelos

Está a 196 km de Santiago de Compostela.

[15.90 km] – Capela de Nossa Senhora da Ponte

À chegada à cidade de Barcelos, antes da Ponte sobre o Rio Cávado, encontra a Capela de Nossa Senhora da Ponte. Esta Capela foi instituída em 1328 e reformulada no séc. XVII. Foi, durante várias décadas, local de descanso e pernoita de Peregrinos. Sob o alpendre podem, ainda, ver-se pias de pedra (lava-pés) e bancos para descanso dos peregrinos.

Capela de Nossa Senhora da Ponte

Chegar a Barcelos é alcançar um Museu Vivo do Caminho Português de Santiago. Barcelos é uma (senão "a") cidade mais importante do Caminho Português de Santiago em território português. Barcelos é local de convergência de caminhos, principalmente depois da construção da ponte sobre o rio Cávado (Ponte Peregrinos de Santiago). Os peregrinos, depois de passarem pela Capela de Nossa Senhora da Ponte, entram na cidade pela Ponte Peregrinos de Santiago e, após o início da subida, alcançam o Paço (onde se encontra o Cruzeiro do Galo) e a Igreja Matriz. Depois, seguem para o Largo do Município onde se situam os atuais Paços do Concelho (antigo Hospital de Peregrinos).

[15.95 km] – Ponte Peregrinos de Santiago (sobre o Rio Cávado)

Passe sobre o Rio Cávado usufruindo de toda a paisagem, mas sempre com precaução devida à circulação automóvel na Ponte Peregrinos de Santiago.

[16.20 km] – Igreja Matriz e Paço dos Duques, onde se encontra o Cruzeiro do Galo de Barcelos (Museu Arqueológico)

No final da ponte, vire à esquerda. Passará perto do acesso à Casa da Azenha para, depois, virar à direita na direção da Igreja Matriz de Barcelos. No final da subida, à direita, encontra-se o Paço dos Duques e o Museu Arqueológico onde, entre outros, se encontra o Cruzeiro do Galo (com a representação da Lenda do Galo de Barcelos).

Entre a Igreja Matriz de Barcelos e o Largo do Apoio poderá apreciar uma extraordinária obra de uma artesã barcelense (Conceiçao Sapateiro: Cruz, Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo) - até porque Barcelos é Cidade Criativa da UNESCO - e um painel de azulejos alusivo ao Caminho de Santiago, da autoria de Mário Rocha. Está a 195 km de Santiago de Compostela.

[16.30 km] – Largo do Apoio

Chegando ao Largo do Apoio tem duas opções: ou seguir em frente pela Rua da Barreta, pelo itinerário original do Caminho Português de Santiago na cidade de Barcelos (itinerário mais curto para alcançar o Albergue Cidade de Barcelos, a 600 metros); ou virar à direita, seguindo pela "Rua Direita" (Rua D. António Barroso), atual itinerário do Caminho Português de Santiago (após o Milagre das Cruzes, em 1504).

Largo do Apoio

[16.60 km] – Posto de Turismo de Barcelos

Se, na Rua D. António Barroso (Rua Direita), sair do itinerário do Caminho Português de Santiago, e virar à direita (para o Largo Dr. José Novais, onde se encontra, também, a Biblioteca Municipal), poderá encontrar o Posto de Turismo de Barcelos. O Posto de Turismo de Barcelos é um excelente Help Point para todos os Peregrinos!

[16.70 km] – Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, onde se encontra a “Peregrina”

Barcelos e Pontevedra são cidades geminadas (cidades "irmãs"). Para além do Caminho Português de Santiago, que as une, a "Virgem Peregrina" é presença em ambas as cidades, com especial preponderância em Pontevedra. Assim, poderá visitar a "Peregrina" no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, em Barcelos e, depois, na Iglesia de la Virgen Peregrina, em Pontevedra.

A Peregrina

[16.80 km] – Estátua ao Bombeiro Voluntário

Na estátua ao Bombeiro Voluntário inicia a Variante por Abade de Neiva do Caminho Português de Santiago. O Albergue Cidade de Barcelos está localizado nas proximidades/início dessa mesma variante. Assim, se pretender seguir para o Albergue Cidade de Barcelos, deverá seguir pela sinalização mais à esquerda, pelas proximidades do Café / Restaurante Galiano. Contudo, o itinerário mais percorrido pelos peregrinos (itinerário principal) segue pela sinalização mais à direita, pelas proximidades do banco BES.

Também aqui, à chegada ao Bombeiro, fica a referência que, se virar à direita, pela Av. dos Combatentes da Grande Guerra, poderá seguir na direção da Igreja de Santo António, onde se realiza a Bênção do Peregrino (todos os dias, no final da Eucaristia das 19h00).

[17.10 km] – Saída à esquerda da Variante de Abade de Neiva do Caminho Português de Santiago em direção ao Albergue Cidade de Barcelos

Alguns metros depois da saída pelo Campo 5 de Outubro, vire à esquerda para a Rua Miguel Bombarda. Logo no início da Rua poderá encontrar mais um dos fantásticos exemplares do "Mundo Maravilhoso do Figurado de Barcelos" - a "Minhota"!

[17.20 km] – Albergue Cidade de Barcelos

Chegada ao Albergue Cidade de Barcelos. O Albergue Cidade de Barcelos fica na Rua Miguel Bombarda, n.º 36, em pleno centro da cidade de Barcelos. Quando chegar, e se não estiver nenhum Hospitaleiro no Albergue, peça o acesso no Café Araújo, mesmo ao lado do Albergue. 

Bom Caminho!